Coordenador : Julio Cesar de Souza Tavares
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391057.2206.120999.26052023
Departamento/Setor: GAP
Área Temática : Cultura
Tipo: Programa
Publico Alvo : Realizadores, iluminadores, profissionais e aprendizes de vídeo, cinema, televisão, alunos de comunicação e ciências humanas, servidores públicos, membros de movimentos sociais e organizações não governamentais e interessados em geral.
Local de atuação: Cine Arte UFF, Cinema Odeon, MAR, Centro Cultural da Justiça Federal, Campus Gragoatá da UFF, Campus UFF de Angra dos Reis e Campus UFF de Santo Antônio de Pádua e outros que puderem existir.
Objetivo
O objetivo geral deste projeto é a realização do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul Brasil, África e Caribe com a implementação de seminários, debates, palestras e cursos de formação em roteiro, fotografia e direção cinematográfica. As atividades de reflexão e formação serão desenvolvidas na sede do Centro Afrocarioca de Cinema, na Lapa e no LEECCC/UFF, no Campus do Gragoatá. Espera-se um intercâmbio nacional e internacional entre alunos, professores e realizadores de Cinema Negro e público, em geral. Os objetivos específico deste projeto são os seguintes: 1- ampliar o debate sobre a cultura visual e olhares étnico negro na cultura brasileira; 2- contribuir coma a continuidade dos Encontro de Cinema Negro Brasil, Africa e Caribe; 3- fomentar o Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe que ocorrerá em 2023; 4- desenvolver a formação de plateias estendendo o debate e a exibição da cinematografia negra em cidades do interior fluminense; 5- engajar a Universidade Federal Fluminense neste processo agregando as exibições em Niterói, Volta Redonda e Angra dos Reis.
Resumo
Este é um Programa de Extensão cuja proposta visa ampliar a discussão do lugar estético e político do Cinema Negro, bem como a compreensão de suas formas de inscrição na mentalidade carioca e nacional. Considera este projeto que os regimes de representação da imagem do corpo negro no cinema e no campo do audiovisual, são os pontos de partida, tomando-se como base os Encontros de Cinema Negro Brasil, África e Caribe. Estes encontros resultam da iniciativa de Zózimo Bulbul (ator, diretor, criador e roteirista negro), internacionalmente reconhecido através de exibições de filmes africanos e afrodiaspóricos. Zózimo estabeleceu, desde 2007, a missão de disseminar e valorizar o olhar cinematográfico e audiovisual diferencial negro, tornando-se, deste modo, referência mundial do Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe. Como consequência o mencionado Encontro converte-se em um marco fundamental na perspectiva mundial do Cinema Contemporâneo.